Blog

Uniforme nas empresas: 4 bons motivos para usar

O uso de uniforme nas empresas, nem sempre é bem aceito pelos funcionários, porém, acredite, faz toda a diferença. O uniforme agrega identidade ao trabalhador, torna-o parte do ambiente de trabalho e uma extensão da empresa, dentro ou fora dela.

Você já deve ter se sentido desconfortável ao entrar em um estabelecimento e não saber para quem recorrer, justamente por não reconhecer quem é cliente e quem é funcionário. Por motivos como este, aliados a um mal atendimento, muitas vezes desistimos até mesmo da compra. E como é bom quando entramos em um local e todos estão uniformizados e receptivos, dá até mais segurança, não é mesmo?

Porém, mais importante que aderir ao uniforme, é importantíssimo que o uniforme seja de boa qualidade. O tipo do tecido e como ele é feito fazem toda a diferença, tanto para o conforto ao usá-lo como na sua durabilidade. Um uniforme de qualidade é sinônimo de economia para o funcionário, que não precisará investir em um guarda roupa com variadas peças, e para a empresa, já que durará mais tempo.

Como você viu, existem muitos motivos para sua empresa aderir ao uniforme e fazer bonito. Então confira mais 4 boas razões para tornar o uniforme uma peça fundamental no ambiente de trabalho.

1 Consolidação da imagem da empresa ou marca:

O uso dos uniformes agrega valores à empresa, como organização, zelo com os funcionários e preocupação com a imagem. O uso deste item funciona até mesmo como uma extensão do manual de identidade visual, seguindo cores e padrões pra deixar tudo mais harmonioso. Além disso, os uniformes são a primeira impressão do cliente ao chegar em seu estabelecimento, e por isso, além de abrir um belo sorriso, é importantíssimo estar bem apresentável.

2 Sentimento de pertencimento:

No momento em que o funcionário passa a utilizar o uniforme da empresa, ele sente-se ainda mais integrado, seja com o ambiente ou com os demais colegas. Muitas vezes, quando não há uniformes, esse sentimento passa despercebido. Entretanto, é fundamental ter este estímulo. E assim, o indivíduo deixa de ser um mero trabalhador e passa a literalmente ‘vestir a camisa’ da empresa.

3 Padronização e reconhecimento:

As pessoas são diferentes, vestem-se diferentes e cada um possui sua identidade ou estilo. Todas as diferenças devem ser respeitadas, entretanto, no ambiente de trabalho é o momento de se engajar com os objetivos e o propósito da empresa. Ao usar o uniforme, os funcionários permitem serem identificados facilmente e, com esta padronização, não ocorrem constrangimentos entre clientes, como falamos antes.

4 Ferramenta eficaz de marketing:

Até mesmo as pequenas empresas possuem colaboradores de diversas regiões da cidade. Transitando por diversos locais com o uniforme, em horário de trabalho ou não, o funcionário estará divulgando espontaneamente a empresa, podendo levá-la a locais, em que nem mesmo os meios de comunicação poderiam chegar.

Como você viu, são diversos os motivos para usar o uniforme corporativo. Mas lembre-se, antes de realizar as mudanças, reúna a sua equipe, esclareça as dúvidas e busque entender a melhor forma de adotar as novas vestimentas, assim todo mundo sai ganhando. Com certeza será um investimento que trará grandes retornos, fortalecerá a marca e será um diferencial no atendimento.

Utilize o uniforme na sua empresa também!

Comentários